Marcha Pela Ciência - SP

São Paulo participará de movimento mundial pela ciência

Marcha pela Ciência acontecerá no próximo sábado (22/4) no Largo da Batata

Com o objetivo de chamar à atenção da comunidade sobre a importância da ciência e da pesquisa científica, a cidade de São Paulo participará de um movimento internacional no próximo sábado (22/4): a Marcha pela Ciência. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 300 cidades em diversos países, envolvendo instituições relacionadas à ciência e à educação. No Brasil, a mobilização está prevista para ocorrer também em Natal e Rio de Janeiro, mas, em São Paulo, será no Largo da Batata, às 14h.

"Trata-se de um evento mundial que pretende chamar à atenção de estudantes, professores, cientistas, pesquisadores, governantes, tomadores de decisão e toda a sociedade sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta. Esse apoio torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica para o bem de todos sofre várias ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e de financiamentos públicos, partidarização política da ciência e, o que mais assusta, a tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas”, manifesta a professora Helena Nader, docente da Disciplina de Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Organizada por cientistas e entusiastas que reivindicam maior reconhecimento da sociedade e dos governantes pelo tema, o movimento teve início nos Estados Unidos. Em São Paulo, a iniciativa partiu de alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A data escolhida coincide com o Dia Internacional da Terra. Reunindo o maior número possível de instituições e parceiros, a Marcha pela Ciência – SP visa disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para a construção de políticas e regulamentos de interesse público.

Marcha pela Ciência

Local: Largo da Batata – Pinheiros

Horário: 14h

*Fonte das informações e mais detalhes sobre o evento: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Marcha pela Ciência.

Posts Em Destaque